quarta-feira, 13 de junho de 2012

Ciclovias e Ciclofaixas em Itajaí


Itajaí é uma cidade 100% plana, o que facilita totalmente à mobilidade ciclística.
Hoje temos somente 17 km de ciclovias e ciclofaixas em nosso sistema viário, mas totalmente esparsos. Necessitamos, sem medo de errar, de mais 40 km destas vias para possibilitar a integração de toda a cidade e fazer uma malha de ciclovias e ciclofaixas eficientes e assim fazer com que mais pessoas usufruam desta melhoria.
Necessitamos urgente de uma política voltada à mobilidade ciclística para que no futuro não venhamos a sofrer com os congestionamentos intermináveis de carros, que levam os motoristas a um estresse constante.
Certamente só o uso da bicicleta não irá resolver o problema dos engarrafamentos, outras atitudes deverão ser tomadas para minimizar este problema futuro, o qual já se faz presente em nossa Itajaí.
Um melhor e mais eficiente sistema de transporte público, pois somente assim poderá virar uma opção de substituição aos automóveis.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Mapa a pedido da RBS TV, mostra que Itajaí tem um problema no transporte público, pois nos dias em que não chove, o transporte é suficiente, mas nos dias de chuva, este vira um caos, pois não comporta a demanda.
Assim podemos perceber que somente construir ciclovias, não resolverá o problema da mobilidade em nossa cidade.
Uma proposta eficiente, bem elaborada, com estudos bem aprofundados de nosso transito é que poderá vir a ser construído um projeto concreto para uma reformulação viária para Itajaí. Certamente neste projeto, não poderá deixar de existir uma campanha educativa eficiente e constante. Somente assim, teremos uma mobilidade consciente onde automóvel, motocicleta, transporte coletivo urbano e bicicleta possam fluir em nossas vias e conviver pacificamente.
Muitos têm a bicicleta como o seu único meio de transporte. A esses, as ciclovias serão de fundamental importância para a sua locomoção segura. Mas com o incremento dessas vias ciclísticas, que trarão mais segurança no transito, muitos outros surgirão tendo a bicicleta como sua segunda opção de transporte que é econômico e rápido e não poluente. E isso é notório já que Itajaí, por ser uma cidade plana, favorece em muito a esta modalidade. Mas e nos dias em que o tempo (clima) não favoreça ao transporte ciclístico. É ai que entra a melhoria no transporte coletivo. Certamente assim como alguns optaram para a mobilidade ciclística com a melhoria das vias específicas, outros estarão migrando para o transporte coletivo, caso esse melhore substancialmente sua qualidade e eficácia. Somente desta forma é que teremos ruas mais limpas, menos congestionadas e com pessoas indo e vido em seu real tempo e certamente mais tranquilas que hoje.
Com a quantidade de pessoas que se locomovem em seus variados meios de transporte, não podemos deixar que todos passem por uma mesma via, temos que dar opções de caminhos diferentes para que tudo flua favoravelmente.
As pessoas que estão pensando em se candidatar para uma administração pública municipal tem que se preparar, não só para esta eleição, ou para os seus quatro ou oito anos de mandato, mas sim enxergar em um projeto, o seu uso e prever sua estagnação e que isso não aconteça ao final de seu mandato, pois o que eles hoje realizarem deverá ser eficaz por décadas.
E como isso poderia ser resolvido? Ora!!! Não vou eu querer ensinar o Padre a rezar a missa. Mas com um trabalho sério realizado por técnicos, engenheiros e pessoas gabaritadas olhando a cidade e pensando no hoje e no futuro, sem idealismo partidário, mas pensando no povo e na melhor mobilidade para estes, não tenho dúvidas que uma excelente solução sairia.
Acredito que aqueles que se propõem a uma candidatura, principalmente ao executivo, certamente já teve esta intenção, no mínimo, há quatro anos passados. Tempo que acredito suficiente para traçar um planejamento concreto para as necessidades do município.
Assim, deixo aqui mais uma vez a pergunta àqueles que estarão concorrendo ao próximo pleito.
O que vocês têm de proposta concreta para minimizar, em Itajaí, o problema do transito em todas as modalidades da mobilidade?

Um comentário:

  1. Colegas,

    Veja nossa experiência aqui: http://goo.gl/kjiK8

    André Soares

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado, sua opinião ou crítica.