terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Estacionamento para Bicicletas


Temos notado que Itajaí está se preocupando com o Modal Bicicleta, pois é notório a implantação de muitos quilômetros de ciclovias, como as do Bairro São Vicente, Contorno Sul (precisa terminar e rever a qualidade) Reinaldo Schmithausen, revitalização da Beira Rio, acesso a Cabeçudas que quando concluída vai ficar muito bom. Todas estas vias são de suma importância para a segurança daqueles que fazem o uso da bicicleta. 
De uns 5 anos pra cá, temos notado um grande aumento de ciclistas, principalmente os de lazer, sem esquecer os atletas das diversas categorias, e principalmente aqueles que fazem o uso da bicicleta como seu veículo de transporte no dia a dia. Assim, tudo o que está sendo construído é de fundamental importância e agradecemos ao governo municipal por isso.
Agora, junto com estas obras, certamente mais pessoas estarão migrando para este modal em virtude do tempo que se leva de carro para transpor 10 km em Itajaí e da facilidade e agilidade da bicicleta no transito. Mas fazer ciclovias e ter mais pessoas usando a bicicleta, gera uma demanda maior de estacionamentos para elas. Itajaí não tem um bicicletário e entenda-se com tal, um local coberto e seguro com espaço para dezenas de bicicletas de forma ordenada e com alguém para controlar este serviço que será pago para que a bike permaneça ali durante o dia. 
Também a escassez de paraciclos e entenda como tal, os espaços destinados na via publica ou parques onde se pode estacionar as bikes e trancá-las com cadeados (o que chamamos hoje de bicicletário). A falta desses aparelhos é tanta que os postes de iluminação e de indicadores de ruas já estão saturados (ver fotos). Isso se dá pela pura falta de planejamento e de uma visão melhor do modal bicicleta. Temos notado que muitos comerciantes tem olhado com mais carinho neste quesito do que o poder público.
Infelizmente hoje se pensa muito no carro e para o carro.
Até o lixo recolhido pelos garis são colocados sobre as calçadas e ciclovias e não nas ruas, pois impossibilita o estacionamento dos autos.
Já que a mentalidade pública em Itajaí está sendo mudada para com a bicicleta, que mude por completo, pensando em todos os periféricos que o aumento de ciclovias causa.
A Cicloação-Itajaí veio para ajudar e na medida do possível, assim como a Prefeitura também o faz, estamos trabalhando para que o Modal bici seja cada vez melhor em Itajaí.
Praça da Matriz - Centro de Itajaí
Sacolão Direto do Campo - São Vicente


Paraciclo Público atras do Mercado do Peixe


O que é isso? Um tipo bem estranho de bicicletário.
Tão ineficiente que ninguém usa

Farmácia Popular na Rua Tijucas - Centro


Empresa na Rua Heitor Liberato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado, sua opinião ou crítica.